10/05/2011

À CONVERSA COM




Domingos Neves,

Actual presidente da Junta de Freguesia de Alpendorada e Matos, e desde o inicio (1998) um dos grandes impulsionadores e dinamizadores  (senão o principal)  das marchas de Alpendorada.

===============================================================



MM - O que nos pode dizer sobre a evolução das marchas de Alpendorada desde o seu inicio em 1998?

DN - A evolução nem é preciso perguntar, está à vista de toda a gente. Uma coisa impressionante, tenho a certeza que não há memória de qualquer evento a nivel regional, que tenha tido a mesma evolução que tiveram as marchas de S. João em Alpendorada.

MM - ente que este é um evento que apesar da crise em que vivemos, continua a ter “pernas para andar”?

DN - Eu penso que sim. Primeiro a crise é uma coisa que a todos assusta só de houvir falar nela e como as pessoas andam todas deprimidas nada melhor que umas festas desta envergadura para trazer algum ánimo ao povo. Por outro lado as dificuldades trazem oportunidades e se nós conseguirmos atraír ainda mais gente com um programa variado será certo que as pessoas aderirão mais fazendo movimentar a freguesia o que de alguma forma ajudará a amenizar a crise e a ajudar as proprias organizações. Por isso estou cada vez mais convencido que continuamos a ter pernas para andar porque com a crise há menos eventos e as pessoas acabam por escolher aqueles que mais lhes agradam e de maior qualidade em lugar de ir a todos.


MM - É sabido que a junta de Freguesia faz um esforço financeiro muito grande para assegurar a realização deste evento.
Será que no futuro a autarquia terá a capacidade mobilizadora, financeira e não só, para manter esta organização ao nivel a que estamos habituados?

DN - A Junta de Freguesia tem feito um grande esforço financeiro é verdade. Quanto ao futuro não sei o que o futuro nos reserva mas é intenção deste executivo manter a organização e se possivel melhorá-la, pois é para fazer sempre mais e melhor, em tudo, que todos os dias trabalhamos. Porque sou daqueles que continua a pensar que estas marchas de S. João não são um custo mas sim um investimento é nesse sentido que continuaremos a apoiar.

MM - O que pensa da adesão das pessoas a esta iniciativa? Desde organizadores, participantes até ao público.

DN -Relativamentre aos diversos organizadores penso que os mesmos são de uma imaginação e capacidade de trabalho acima da média. Não é facil encontrar palavras que definam a elevação com que os organizadores estão de alma e coração com as marchas populares.
Não é de mais realçar o trabalho desenvolvido pelas várias organizações pois só com, muito carinho e dedicação pela causa conseguem levar a tarefa a bom porto.
Quando à adesão do público tenho a certeza que enquanto as coisas forem feitas com a qualidade que já nos é reconhecida, a mesma será cada vez maior.
Se tivermos em conta que no primeiro ano seriam mais marchantes que espectadores, e atendendo ao volume de pessoas a assitir nos últimos anos temos que reconhecer que a adesão é espectacular.
Este ano sendo com o desfile em dia feriado, certamente que o número de pessoas será maior ainda.


Sem comentários:

Enviar um comentário